imagem internet |
Com atividades simples que englobam os apenas a escala de desenvolvimento motor.
Deixo claro que para uma boa avaliação é preciso conhecer as fazer de desenvolvimento da criança e ambiente escolar que frequenta. Dependendo da situação local e social a avaliação motora pode variar de acordo com a idade.
Autoria: Andreza Melo Menezes
Meus Trabalhos Pedagógicos®
Proibida cópia e reprodução em sites e blogs.
FICHA DE AVALIAÇÃO –
ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR – EDM
Nome:
|
xxxxxxxxx
|
Idade:
|
06 anos e 4 meses.
|
Pais:
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx e xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
|
Escola:
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
|
Cidade:
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx - xx
|
Perfil da Criança:
|
xxx é uma criança ativa e
comunicativa. Demonstra interesse por atividades individuais e coletiva.
Mantém um bom relacionamento com os pais, é filha única, em determinadas
ocasiões se mostra impaciente e autoritárias no que diz respeito as regras
escolares e doméstica. É amorosa com suas amigas, mas demonstra agressividade
em situações onde não tem domínio.
|
Duração do exame
|
30 minutos
|
Indicação:
|
Avaliar o desenvolvimento motor
|
Áreas avaliadas:
|
Motricidade Fina, motricidade global, e lateralidade.
|
Atividades
realizadas:
Labirinto
Objetivo: Desenvolver a
motricidade fina óculo-manual
Duração: 5 minutos
Material: Lápis e papel
Formação: Individual
Desenvolvimento:
A criança sentada numa mesa escolar diante de um lápis e uma folha contendo
labirintos, traçar um lápis com uma linha contínua desde a entrada até a saída
do primeiro labirinto e imediatamente iniciar o segundo, após 30 segundos de
descanço iniciar a mesma atividade com a mão esquerda.
Caminha
em linha reta
Objetivo: desenvolver a motricidade
global
Duração: 5 minutos
Material: Linha reta desenhada no
chão
Formação: Individual
Desenvolvimento:
Com os olhos abertos percorres dois metros em linha reta, posicionando
alternadamente um pé com o calcanhar e a ponta do outro pé.
Imitando
as imagens
Objetivos: Desenvolver a
agilidade, a lateralidade, percepção visual.
Duração: 10 minutos
Material: Fichas com imagens de
movimento, em pé, sentado, levantar braço direito, levantar braço esquerdo,
ficar de costas, deitar.
Desenvolvimento:
Fiar de frente para criança com uma distancia de 1 metro, mostrar a figura para
ela e automaticamente terá que imitar a cena. Variando sempre o tempo e
quantidades de figuras, pode ser mostrada uma figura de cada vez ou duas ao
mesmo tempo.
Avaliação: Nas atividades executadas podemos
perceber que a xxxxxxx tem uma coordenação aprimorada para a idade, mas perde a
paciência em atividades que requer concentração. Demonstrou bom desempenho em
todas elas, um pouco de dificuldade na primeira em questão onde precisou que se
esforçar e concentrar mais. Durante as atividades não foi percebido nenhum tipo
de comportamento fora do comum com adiantamento ou atraso e mostrou coerência e
bom entendimento durante a explicação das tarefas. Tem entusiasmo e boa
percepção, sua lateralidade está adequada para sua idade, sua motricidade fina
e global também se encaixam no seu nível de desenvolvimento. Não encontramos
nenhum indício de desvios na área motora. Quanto as atividades de concentração
consideramos dentro do padrão, devido ao fato de querer terminar rápido a
atividade proposta, mas é uma característica comum para a sua idade.
Nenhum comentário:
Agradecemos o seu comentário.