Atividades Grátis

Modelo de avaliação desenvolvimento motor

imagem internet
Essa ficha de avaliação fiz em uma criança em faze escolar e de alfabetização, sem nenhum tipo de transtorno físico, mental ou comportamental.
Com atividades simples que englobam os apenas a escala de desenvolvimento motor.
Deixo claro que para uma boa avaliação é preciso conhecer as fazer de desenvolvimento da criança e ambiente escolar que frequenta. Dependendo da situação local e social a avaliação motora pode variar de acordo com a idade.

Autoria: Andreza Melo Menezes
Meus Trabalhos Pedagógicos®
Proibida cópia e reprodução em sites e blogs.

FICHA DE AVALIAÇÃO – ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR – EDM
Nome:
xxxxxxxxx
Idade:
06 anos e 4 meses.
Pais:
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx e xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Escola:
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Cidade:
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx - xx
Perfil da Criança:
xxx é uma criança ativa e comunicativa. Demonstra interesse por atividades individuais e coletiva. Mantém um bom relacionamento com os pais, é filha única, em determinadas ocasiões se mostra impaciente e autoritárias no que diz respeito as regras escolares e doméstica. É amorosa com suas amigas, mas demonstra agressividade em situações onde não tem domínio.
Duração do exame
30 minutos
Indicação:
Avaliar o desenvolvimento motor
Áreas avaliadas:
Motricidade Fina, motricidade global, e lateralidade.

Atividades realizadas:
Labirinto
Objetivo: Desenvolver a motricidade fina óculo-manual
Duração: 5 minutos
Material: Lápis e papel
Formação: Individual
Desenvolvimento: A criança sentada numa mesa escolar diante de um lápis e uma folha contendo labirintos, traçar um lápis com uma linha contínua desde a entrada até a saída do primeiro labirinto e imediatamente iniciar o segundo, após 30 segundos de descanço iniciar a mesma atividade com a mão esquerda.

Caminha em linha reta
Objetivo: desenvolver a motricidade global
Duração: 5 minutos
Material: Linha reta desenhada no chão
Formação: Individual
Desenvolvimento: Com os olhos abertos percorres dois metros em linha reta, posicionando alternadamente um pé com o calcanhar e a ponta do outro pé.

Imitando as imagens
Objetivos: Desenvolver a agilidade, a lateralidade, percepção visual.
Duração: 10 minutos
Material: Fichas com imagens de movimento, em pé, sentado, levantar braço direito, levantar braço esquerdo, ficar de costas, deitar.
Desenvolvimento: Fiar de frente para criança com uma distancia de 1 metro, mostrar a figura para ela e automaticamente terá que imitar a cena. Variando sempre o tempo e quantidades de figuras, pode ser mostrada uma figura de cada vez ou duas ao mesmo tempo.


Avaliação: Nas atividades executadas podemos perceber que a xxxxxxx tem uma coordenação aprimorada para a idade, mas perde a paciência em atividades que requer concentração. Demonstrou bom desempenho em todas elas, um pouco de dificuldade na primeira em questão onde precisou que se esforçar e concentrar mais. Durante as atividades não foi percebido nenhum tipo de comportamento fora do comum com adiantamento ou atraso e mostrou coerência e bom entendimento durante a explicação das tarefas. Tem entusiasmo e boa percepção, sua lateralidade está adequada para sua idade, sua motricidade fina e global também se encaixam no seu nível de desenvolvimento. Não encontramos nenhum indício de desvios na área motora. Quanto as atividades de concentração consideramos dentro do padrão, devido ao fato de querer terminar rápido a atividade proposta, mas é uma característica comum para a sua idade.


Inscreva-se e receba nossas atualizações por email:


Delivered by FeedBurner

Post Relacionados

Modelo de avaliação desenvolvimento motor Andreza Santos Florencio de Melo Rating: 5 terça-feira, 16 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Agradecemos o seu comentário.